!-- JavaScript Resumo do Post -->

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Indicação de livro: A vida secreta de Marilyn Monroe

Oie!
Hoje eu decidi indicar uma biografia.

Sinceramente, não acho que exista uma única pessoa que nunca tenha ouvido falar em um dos ícones do século XX: Norma Jean Mortensen. Ou, como era mais conhecida... Marilyn Monroe.

Ao contrário do que todo mundo pensa, ela não era "loira burra". Pelo contrário: É fácil encontrar várias fotos dela lendo livros e, uma vez, vi uma curiosidade que o QI dela era maior que o do Albert Einstein. Uma vez que se descobre só isso, já dá para perceber o motivo de ela ser desejada por todos os homens das décadas de 50 e 60, quando foi o auge da sua carreira.

Entretanto, como era bem comum com atrizes da Hollywood dos anos 50, nem tudo era glamour. Na biografia é abordada desde a história da avó e mãe da atriz, Della e Gladys, respectivamente, contando que ambas tinham problemas psiquiátricos que acabaram sendo herdados por Norma Jean, os casamentos com o jogador de baseball Joe DiMaggio, o escritor Arthur Miller, e inclusive o caso com o cantor Frank Sinatra e até faz uma revelação surpreendente sobre o affair com o presidente Kennedy.

A impressão que tive ao ler a biografia foi que Marilyn não era a deusa que sempre aparecia em filmes como "Como agarrar um milionário", "Os homens preferem as loiras" e "O pecado mora ao lado", filme onde aparece a famosa cena do metrô que ergue a saia do seu vestido branco. Pelo contrário: Era a de um ser humano como outro qualquer, mesmo com a doença psiquiátrica.

Confesso que, depois de ler a biografia, me tornei uma admiradora dela, principalmente por ter sido uma mulher extraordinária e que, ao mesmo tempo em que conseguia ser aquele símbolo sexual, também tinha um lado ingênuo e igualmente fascinante.

Fica a dica e a capa:



Beijinhos e até a próxima ;D