!-- JavaScript Resumo do Post -->

terça-feira, 16 de abril de 2013

Brigadeiro: A versão da mãe da Pin-Up

Oie!
Decidi falar de brigadeiro principalmente porque, neste exato instante (às 09:41 da manhã do dia 16/0/13), estou assistindo ao programa da Ana Maria Braga (Eu gosto, tá? Assisto desde que era, literalmente, uma criança e ainda tinha o Note e anote na Record.) e ela está dando uma receita que tem uma espécie de brigadeiro de queijo. E leva ovo. Tudo bem que a receita original leva ovo, mas eu cresci comendo uma outra que é tão gostosa quanto e leva, pasmem, três ingredientes, apenas. Entretanto, vale a pena contar como surgiu a receita do brigadeiro...

Brigadeiro (Ou negrinho para os gaúchos) é um doce típico daqui do Brasil.. A receita foi criada entre o final da década de 40 e o começo da de 50. Na época, o brigadeiro Eduardo Gomes estava em campanha para a presidência do país e, como fazia o maior sucesso entre as meninas do Pacaembu, em São Paulo, as fãs dele resolveram criar o doce, em homenagem à ele. Ainda tem uma outra versão, bastante parecida, onde uma carioca chamada Heloísa Nabuco, de uma família tradicional que apoiava o brigadeiro na eleição, foi quem criou o doce, mas com a receita um pouco diferente e foi ela quem deu o nome ao doce, inspirado na patente do candidato.

A grande verdade é que até hoje nunca vi alguém que não gostasse do doce (Apesar de saber de gente que não gosta de chocolate).

Então, a receita que minha mãe faz desde sempre é a seguinte:

à 4 colheres (sopa) de chocolate em pó (Geralmente, a gente ussa esse aqui)à 1 colher (sopa) de Manteiga
à 1 lata de leite condensado 

O modo de preparo é o mesmo de sempre: Só misturar tudo e cozinhar, sempre mexendo em fogo baixo. Para saber quando está pronto, minha mãe usa um macete: Ela tomba a panela um pouco, com cuidado para não derrubar e fazer sujeira. Sempre falam que o doce está pronto quando começa a desprender do fundo e, usando esse macete, dá para ver.

Espero que gostem dessa versão (E não se preocupem, achando que é amargo, já que o doce do leite condensado "quebra" isso.) e, quem fizer, comente, dando suas opiniões :D
Beijinhos e até a próxima ;*